PR1 VNO
Este itinerário passa junto à Serra de Aire em terrenos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, considerado Área Protegida desde 1979. O percurso tem início no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire, classificado em 1996, e segue em direção ao Casal Farto atravessando o fértil vale do Barrôco.
Em Casal Farto estão inscritos dois conjuntos patrimoniais: o conjunto de Cisternas do Capucho e o conjunto composto pela capela do Casal Farto e pela habitação rural conhecida como ‘Casa com Relógio de Sol’. Tomando o Caminho dos Mindericos, em direção a Vale de Cavalos, o percurso está repleto de medronheiros.
No conjunto arquitetónico etnotecnológico de Vale de Cavalos ainda é possível encontrar as eiras, o lagar do vinho, o lagar do azeite e equipamentos ligados à captação, armazenamento e abastecimento de água.
De volta ao Bairro e ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios o caminho faz-se pelos campos cultivados, após transpor uma pequena elevação com mato mediterrânico. Nos campos ainda são visíveis os antigos poços de pedra.
Entidade responsável: CIM do Médio Tejo

Tipo de Percurso
Circular

Distância
13,1KM

Duração
3H30

Declive
274M D+

Quando visitar
Todo o ano

Rota Homologada
Sim
Pontos de
Interesse
- Monumento Nacional de Pegadas de Dinossáurios
- Algar do Francês
- Capela do Casal Farto
- Cisternas do Capucho
- Parque Nacional das Serras de Aire e Candeeiros
Coordenadas
- M.N. das Pegadas de Dinossáurios
38O34’22.03”N – 8O35’21.39”W
Descarregar
- Ficheiro KML
- Flyer Informativo