Skip to main content

No meio das
experiências

Bem-vindo ao Médio Tejo. Sinta-se em casa.

Uma viagem no tempo, que aguça a curiosidade

Local de muitos encantos e uma centralidade única, o Médio Tejo é idílico para recarregar energias rodeado da mãe natureza.
Composto por 13 concelhos: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira de Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, a sua população não podia ser mais afável e acolhedora. 

O que nos torna tão especiais?

O Médio Tejo é a escolha ideal para quem quer fugir do turismo de massas e descobrir um Portugal autêntico e acolhedor.

Estamos no Centro de Portugal, longe do rebuliço, mas perto de tudo.

Se procura uma região genuína, cheia de história e cultura, com paisagens deslumbrantes e uma gastronomia deliciosa o Médio Tejo é o destino certo para si.

Aqui pode procurar tesouros e desvendar lendas dos Templários, sendo visita obrigatória o Castelo Templário e o Convento de Cristo, em Tomar, Património Mundial da UNESCO. Também o Castelo de Almourol, situado numa pequena ilha do Tejo, e a Torre templária na península encantada de Dornes merecem o seu olhar atento.  Nesta região pode visitar ainda outros castelos, fortalezas e museus que contam a história da região, desde a época romana até aos dias de hoje.

Visite o Santuário de Fátima, incontornável local de culto e espiritualidade, e sinta a energia especial deste lugar que todos os anos traz milhares de pessoas à nossa região.

Experimente também os Caminhos de Fátima e o Caminho de Santiago que atravessam o Médio Tejo, e parta à descoberta da região e de si próprio.

Aventure-se pelas belas paisagens dos rios Tejo e Zêzere, onde pode desfrutar de atividades como wakeboard, passeios de barco, pesca, passeios pedestres ou simplesmente relaxar numa praia fluvial na magnífica Albufeira de Castelo do Bode. Os adeptos do ar livre podem também partir à descoberta dos trilhos do Paul do Boquilobo, em Torres Novas, da Grande Rota do Carso, que atravessa o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, ou das gravuras rupestres do vale do Ocreza, em Mação.

Se tiver miúdos, sugerimos uma visita ao Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, o qual conta com mais de 36 mil peças para descobrir, aqui é possível entrar no Comboio Real ou até conduzir um quadriciclo nas linhas do museu. O MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes é de também de visita obrigatória. Assume-se como um verdadeiro ícone da cidade de Abrantes e é um local de memórias com vista sobre o futuro.

Experimente a gastronomia local, rica em sabores e tradições, e não perca a oportunidade de provar vinhos produzidos nas vinhas do Tejo, famosos pela sua qualidade.

Com várias festas e romarias ao longo do ano, como a Festa dos Tabuleiros em Tomar, que se realiza a cada 4 anos, animação não vai faltar.

O Médio Tejo quer recebê-lo, venha daí!

Médio Tejo

Como é constituído o Médio Tejo? 

13 concelhos: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira de Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

O que diferencia o Médio Tejo de outros destinos?  

A multiplicidade de diferentes experiências que podem ser proporcionadas numa única região. 
A centralidade do Médio Tejo no território de Portugal Continental, é um fator atrativo. É um destino com excelentes e diversas acessibilidades.  

Qual a melhor altura do ano para visitar o Médio Tejo? 

A região do Médio Tejo tem clima mediterrânico, isto é: verões quentes e secos com temperaturas que podem chegar aos 30° facilmente. No Inverno, a temperatura média não costuma descer os 10°.