Inaugurado a 18 de maio de 2015, o Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento ocupa o antigo Complexo Ferroviário desta cidade, com uma área de 4,5 hectares (cerca de seis campos de futebol) e 19 linhas ferroviárias.
O Museu destaca-se pelos seus edifícios, como o antigo Armazém de Víveres, onde os ferroviários faziam as suas compras; a Rotunda de Locomotivas, construída no local do edifício original demolido na década de 1970; e as Antigas Oficinas do Vapor, onde se realizava a manutenção de locomotivas e carruagens e que funcionou durante mais de 100 anos, até 2010. Fazem parte da coleção do museu exemplos de material circulante, equipamentos de via e catenária, oficina, informação e sinalização, restauração, tarifários e bilhética, entre outros. Propomos uma viagem pelo tempo, desde as primeiras locomotivas a vapor, até ao transporte ferroviário do futuro. Este é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, aberto a todos os públicos que queiram conhecer o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal.

Horário: Terça a domingo das 10h às 18h; Encerra à segunda feira e nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.