Imóvel de Interesse Público, esta igreja assume especial importância pelo portal e pelas pinturas do seu interior, datadas do século XVI. O Mestre de Abrantes, a quem as seis pinturas alusivas à vida de Cristo são atribuídas, terá sido Cristóvão Lopes, que as terá produzido em colaboração com outros pintores do seu círculo.
A igreja faz conjunto com o antigo Hospital do Salvador, fundado em 1483 por D. Lopo de Almeida, do qual perdura o antigo claustro com cisterna, parte do antigo celeiro e a sala do Definitório, que integra vários elementos do século XVIII, entre os quais sete painéis de azulejos que representam as obras corporais de misericórdia. A porta lateral é enquadrada por duas pilastras e por um arco de volta perfeita, ladeado na parte superior por dois bustos. No medalhão circular encontra-se representada, em alto-relevo, a Nossa Senhora da Misericórdia. No pináculo que se sobrepõe ao medalhão, vislumbra-se um pelicano e um camaroeiro, insígnias de D. João II e da sua esposa D. Leonor, responsável pela criação das Misericórdias.