O Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso, inaugurado em 22 de setembro de 2022, encontra-se instalado num espaço devidamente adaptado na Capela de Nª Sr.ª do Carmo, provido de equipamentos de animação turística com conteúdos e material documental.

Trata-se de um sistema integrado de informação, gestão e difusão sobre os diversos patrimónios do Sardoal, com particular destaque das manifestações religiosas e artísticas, de forma pedagógica e interativa, que cria dinamismo e potencia novas experiências aos turistas e visitantes.

O design da estratégia definido tem como máxima – Sardoal, Percursos de Fé. Pretende-se uma interação com os utilizadores, através de emoções e sensações, abrangendo uma multiplicidade de públicos, levando a que uma visita seja uma imensa experiência sensorial, repleta de conhecimento e imersiva.

O Centro de Interpretação da Semana e do Património Religioso é uma expressão visível do simbolismo que se manifesta nas tradições religiosas no Sardoal, permitindo aos visitantes “viver” essas tradições em qualquer momento do ano.
Dá também a conhecer o imenso e valioso património material religioso atualmente encerrado nas 6 capelas e 3 igrejas da Vila, convidando à sua visitação.

Através do Centro de Interpretação, o Sardoal atesta aos visitantes e turistas ser um local de fé e de experimentação dos sentidos e por outro lado, valoriza os seus recursos endógenos, ativos patrimoniais históricos, arquitetónicos, tradicionais e simbólicos.