GR12 E7
O Caminho do Tejo é um percurso linear, que acompanha o rio Tejo, desenvolvendo-se maioritariamente em caminhos de terra batida. A paisagem é marcada pelos extensos campos agrícolas que ocupam os terrenos mais planos e férteis e por olivais e algumas florestas de sobreiros e eucaliptos nas encostas mais declivosas, assumindo-se nitidamente como uma zona de transição entre a Beira Baixa e o Ribatejo.
A riqueza patrimonial denuncia a importância estratégica que o rio sempre teve ao longo dos tempos, materializada nas estações arqueológicas, edifícios de quintas, cais de acesso ao rio e outras edificações que aqui existem.Ao longo do percurso aparecem vários equipamentos de apoio, nomeadamente espaços de lazer e de repouso, parques de campismo, estações de caminho-de-ferro e estações de caravanismo.
Para além da possibilidade de ser percorrido a pé, o percurso foi idealizado para também poder ser realizado de bicicleta.A marcação deste percurso também permite que o rio Tejo seja percorrido em canoa, de forma autónoma, por praticantes medianamente experientes. Em Constância, o Caminho do Tejo interceta a Grande Rota do Zêzere.
Entidade responsável: Município de Abrantes

Tipo de Percurso
Linear

Distância
45KM

Duração
10H00

Declive

Quando visitar
Pode ser realizado ao longo de todo o ano, embora o ideal seja entre março e novembro

Rota Homologada
Sim
Pontos de
Interesse
A paisagem deste traçado é marcada, sobretudo, pelos campos agrícolas e florestais, fazendo-se notar uma rica biodiversidade e a zona de transição entre a Beira Baixa e o Ribatejo. Durante o percurso encontram-se várias infraestruturas de apoio.
Coordenadas
- Alvega
39°28’07.55” N – 8°2’44.41” W - Aquapolis
39°26’56.69” N – 8°11’4431.48” W - Constância
39°28’25.29” N – 8°20’21.30” W