Skip to main content

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Alcanena, Ourém e Torres Novas, três concelhos da região do Médio Tejo, têm zonas integradas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
O encontro entre as duas serras confere características naturais únicas à paisagem do parque. Encante-se com a diversidade de fauna e flora, a qual constitui um ponto de interesse para todos os que desejam um contacto pleno com a natureza. As formações cársicas, como grutas e algares, são o património natural mais característico.

A paisagem distingue-se pela ausência de cursos de água superficiais, pela abundância de correntes subterrâneas e pela existência de algumas lagoas de água doce. O espaço é dividido por muros de pedra solta, os quais, em conjunto com a área de olival e os campos agrícolas, atestam a presença humana no Parque Natural.

Deslumbre-se com a enorme diversidade florística, patenteada pelas mais de 600 espécies de plantas, e com a existência de tipos de vegetação de alto valor científico, que conferem a esta área protegida relevante importância nacional.
As condições oferecidas pelos principais biótipos existentes no parque espelham-se no património faunístico, o qual engloba cerca de 200 espécies de vertebrados. O símbolo desta área protegida são os morcegos cavernícolas.

As onze espécies de morcegos representam quase metade da totalidade dos tipos de mamíferos existentes no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Existem ainda numerosos anfíbios, representados por treze espécies, um número elevado no contexto nacional quando tida em conta a manifesta secura superficial do território.

Singularidades

  • A maior riqueza do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros está escondida no seu interior.
  •  Um maciço calcário é um paraíso para os amantes da espeleologia que nas suas profundezas poderão descobrir grutas e algares, com formações surpreendentes esculpidas pela água e pelo tempo.
  • A fauna é muito rica e variada, destacando-se as 18 espécies de morcegos (símbolo do Parque) que encontram o abrigo ideal nas diversas grutas.

Como chegar

Website: www.icnf.pt / info@visit.torresnovas.pt

Email: pnsac@icnf.pt / turismo@cm-torresnovas.pt

Telefone: 243999480

Morada: Rua Dr. Augusto César Silva Ferreira, 2040-215 Rio Maior

Local: Alcanena, Alcobaça, Ourém, Porto de Mós, Rio Maior, Santarém,  30 km (aprox.) Torres Novas

Longitude, Latitude: -8.709819, 39.503305

Visitas: Visitas orientadas para grupos superiores a 10 pessoas mediante marcação previa