Skip to main content

Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios

Encontre no Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios o mais antigo registo de pegadas de saurópodes que se conhece. Descoberta em 1994, a jazida data do Jurássico Médio, tendo cerca de 175 milhões de anos.

As Pegadas de Dinossáurios de Ourém / Torres Novas (também conhecidas como as pegadas da pedreira do Galinha) localizam-se no flanco ocidental da serra de Aire. São um vestígio paleontológico deixado numa extensa laje de calcário, onde existem cerca de 20 trilhos. Um dos trilhos, o qual está em excelente estado de conservação, destaca-se pela grande extensão, 147 metros de comprimento.

Em geral, as pegadas são profundas e apresentam um contorno bem definido. É visível o rebordo formado pelo sedimento deslocado para a periferia, criado através da pressão que o animal exerceu sobre o solo. Muitas revelam ainda nítidas impressões dos dedos.

Os saurópodes eram animais possantes, herbívoros, quadrúpedes, de cabeça pequena, e cauda e pescoço compridos. A cauda servia possivelmente como mecanismo de defesa em relação aos predadores. Já o pescoço ajudava-os a manter o equilíbrio e permitia-lhes chegar à vegetação mais alta, dando-lhes vantagem em relação a animais de menor porte.

Neste “santuário paleontológico”, com uma área de 60.000 m2 inserida no Parque Nacional das Serras de Aire e Candeeiros, siga um percurso de 1000 metros e visite o jardim jurássico e o centro de Interpretação.
Horário de inverno (23 de setembro a 21 de março): terça-feira a domingo e feriados das 10h às 12h30 e das 14h às 18h. Encerra 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Horário de verão (21 de março a 22 de setembro): terça a sexta-feira das 10h às 12h30 e das 14h às 18h; Sábado, domingo e feriados das 10h às 12h30 e das 14h às 20h. Encerra segunda-feira
Percurso pedestre sinalizado. Visita guiada mediante marcação.

Singularidades

  • A abertura ao público do Monumento Natural efetuou-se em 1997, tendo sido criado um circuito pedagógico, onde os visitantes podem aprender mais sobre a história da Terra, através da visualização de painéis informativos e de leitores de paisagem.
  • Contém um importante registo fóssil do período Jurássico, o qual inclui as pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra: os dinossáurios saurópodes.
  • Na laje calcária, onde as pegadas de dinossáurios se conservaram ao longo de 175 milhões de anos, podem ser observados cerca de 20 trilhos ou pistas, entre as quais a mais longa pista, com 147 m de comprimento, de dinossáurios saurópodes até hoje conhecida no mundo.

Como chegar

Telefone: 249530160

Morada: Ourém, Torres Novas

Local: Ourém, Torres Novas

Longitude, Latitude: -8.588083, 39.57255