Skip to main content

Caminho de Santiago

O Médio Tejo faz parte dos mais belos itinerários de turismo religioso e cultural, entre eles o Caminho de Santiago.

Na nossa região são três os concelhos atravessados pelo Caminho Português de Santiago: Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere.

Percorrido, ao longo da Idade Média, por povos oriundos de toda a Cristandade, o que permitiu a circulação e difusão de ideias, usos e costumes, o papel do Caminho de Santiago na construção de uma cultura europeia é inquestionável.

Em Portugal, à medida que a reconquista cristã avançava para Sul foram-se organizando vários percursos para chegar a Santiago. O mais utilizado é o designado por Caminho Português que ligava as cidades de Lisboa, Porto e Santiago.

Tomar, pela sua localização privilegiada – ponto central entre Lisboa e Porto, com garantia de defesa e hospitalidade pelo Castelo dos Templários desde o séc. XII e, posteriormente pela Ordem de Cristo – foi um dos pontos fundamentais do Caminho Português.

Outrora percorrido por gente modesta, desconhecida, santos e reis, o atual caminho que atravessa o Médio Tejo era uma das principais vias de comunicação, assente sobre as antigas estradas romanas.

Conheça os nossos percursos e parta à descoberta de si próprio!

Aceda aqui ao Caminho de Santiago que atravessa o Médio Tejo: