Skip to main content

Dornes

Ir a Dornes é viajar no tempo. Conhecida como península encantada do rio Zêzere, fascina-nos com a sua tranquilidade, as casas caiadas, as vistas desafogadas sobre o rio, o saboroso peixe frito ou a mítica torre pentagonal templária. Neste lugar há uma energia especial que não se consegue explicar.

Este território foi, outrora, doado aos cavaleiros da Ordem do Templo para servir de vigia do vale do Zêzere e da linha do Tejo. Depois da consolidação do reino português, o misticismo de Dornes cresceu após a rainha Santa Isabel ter patroneado a edificação de uma ermida, a qual, mais tarde, se tornou na Igreja de Nossa Senhora do Pranto, igualmente conhecida como Nossa Senhora das Dores. Diz-se que foi esta designação que deu origem ao nome atual: Dores evoluiu, como tantas vezes acontece, para Dornes.

Singularidades

A Torre de Dornes:

  • De forma invulgar pela sua planta pentagonal, a Torre da aldeia de Dornes foi erguida pelos Templários nas margens do Rio Zêzere para posto de vigilância e defesa da região, durante a Reconquista cristã.
  • Construída em xisto e calcário sobre a base de uma antiga torre romana, a Torre ostenta diversos símbolos guerreiros na verga da porta que testemunham a sua função militar. No séc. XVI, em tempos mais pacíficos, foi adaptada a torre sineira da Igreja matriz, que lhe é vizinha.
  • Hoje em dia, debruçada sobre as águas da albufeira do Castelo de Bode, a Torre de Dornes integra uma imagem de beleza deslumbrante e é um ponto de visita imprescindível nesta região.

Posto de Turismo

Email: turismo@cm-ferreiradozezere.pt

Telefone: 249366410

Morada: Rua Guilherme Pavia, n.º 7 Dornes 2240-611 Dornes

Local: Dornes

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.