
Protegido pelas muralhas do Castelo dos Templários, junto com o qual foi considerado Património Mundial pela UNESCO em 1983, o Convento de Cristo revela a influência de vários estilos arquitetónicos, por ter sido construído ao longo de sete séculos.
Deslumbre-se com a Charola que materializa os estilos Românico e Bizantino. Percorra os sete claustros e descubra os estilos do Renascimento, o Gótico, o Maneirismo e o Barroco.
Já a Janela do Capítulo, decorada com elementos representativos das Descobertas, é um expoente máximo da arte Manuelina. No interior da Charola Templária, templo em rotunda inspirado no Santo Sepulcro de Jerusalém, descubra as pinturas murais no segundo andar do tambor e as esculturas em madeira. Maravilhe-se ainda com o majestoso tambor central.
O Convento de Cristo teve um papel importante na história de Portugal. Foi sede dos cavaleiros Templários e mais tarde da Ordem de Cristo. Com Infante D. Henrique no comando, no século XV, muitos cavaleiros desta Ordem tornaram-se navegantes e partiram à descoberta de novos mundos. Já no século XVI, Filipe II de Espanha foi aqui aclamado como rei de Portugal, em 1580. Iniciou-se assim o domínio filipino que viria a durar até 1640.
Horário de Inverno (outubro a maio): 9h às 17h30
Horário de Verão (junho a setembro): 9h às 18h30
Encerrado: 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.