Rio Zêzere

 
O rio Zêzere nasce na Serra da Estrela a cerca de 1900 metros de altitude e, após um percurso de 214 km, une-se ao rio Tejo em Constância. As águas do seu leito serpenteiam ao longo de parte da região do Médio Tejo, abrilhantando os concelhos de Ferreira do Zêzere, Tomar, Abrantes, Constância, Sertã e Vila de Rei.   

Ao palmilhar a Grande Rota do Zêzere, que liga a nascente até à foz, vai poder descobrir a rica fauna e flora da região que se conjuga com um vasto e relevante património cultural. O percurso pode ser percorrido não só a pé mas também de bicicleta ou de canoa.

Desfrute das várias praias fluviais que o rio Zêzere disponibiliza e mergulhe nas águas límpidas ou pratique vários desportos náuticos, como canoagem, vela, windsurf, kayak e wakeboard.  

 
Em Constância, Camões foi imortalizado com uma estátua perto do rio Zêzere. Passeie pelo Jardim-Horto Camões e veja toda a flora referida na obra do poeta: 52 espécies. Também a localidade de Dornes é ornamentada pelas águas do rio. Situada numa pequena península que parece invadir o rio Zêzere, guarda a Torre de Dornes e a Igreja de Nossa Senhora do Pranto, acompanhadas por uma paisagem natural sublime.

 

Saiba mais:

Grande Rota do Zêzere

Jardim-Horto de Camões

Torre Pentagonal de Dornes

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pranto

Miradouro das Fontes

Barragem e Albufeira de Castelo do Bode