Festa dos Tabuleiros

A cidade de Tomar enche-se de cor e animação durante a Festa dos Tabuleiros, que se realiza de quatro em quatro anos no princípio de julho. A origem da festa remonta ao culto do Espírito Santo, instituído no século XIV, embora ainda se vislumbrem influências das antigas festas das colheitas, tanto na abundância de flores como na presença do pão e das espigas de trigo nos tabuleiros.    

 
O ponto alto dos festejos é o grande Cortejo dos Tabuleiros, o qual é anunciado por gaiteiros e fogueteiros. É um caudal imenso e serpenteante de cor e música. Elas vestem saia e blusa brancas, com uma fita colorida a cruzar no peito, e levam à cabeça os altos Tabuleiros. Eles vestem camisa branca, com mangas arregaçadas, calças escuras, barrete ao ombro e gravata na cor da fita da rapariga. O cortejo termina com os carros triunfais do pão, da carne e do vinho puxados pelos bois do sacrifício simbólico.

O Tabuleiro é o principal símbolo da festa. Deve ter a altura da rapariga que o carrega e é ornamentado com flores de papel, verdura e espigas de trigo. É constituído por 30 pães de formato especial e 400 gramas cada, enfiados equitativamente em cinco ou seis canas. Estas saem de um cesto de vime envolvido em pano bordado e são rematadas, no topo, por uma coroa encimada pela cruz de Cristo ou pomba do Espírito Santo.

Pode ainda vivenciar, durante a festa, outras intervenções culturais e criativas, como o Cortejo dos Rapazes, o Cortejo do Mordomo, os Ruas Populares Ornamentadas, os jogos Populares, os Cortejos Parciais, os Arraiais Populares e a Pêza. 

 
Durante o Cortejo dos Rapazes, alunos dos jardins de infância e escolas básicas desfilam pelas ruas da cidade com pequenos tabuleiros e cestas de flores. 

Palmeie as ruas do centro histórico e deslumbre-se com as ornamentações em flores de papel, confecionadas durante muitos meses de trabalho apaixonado. 

Para terminar a festa, segunda-feira após o Cortejo conforme a tradição, é distribuída a carne, o pão e o vinho que foram benzidos no dia anterior – a Pêza. 

 

Sede da Comissão:

Casa Vieira Guimarães


Morada: Rua Serpa Pinto nº 6, 2300-592 Tomar

Coordenadas GPS: 39°36'16.0"N / 8°24'43.2"W

Telefone: +351 249 103 736

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Website: www.tabuleiros.org