Segredos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

 
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é rico em paisagens deslumbrantes. As formações cársicas, como grutas e algares, são o património natural mais característico. Descubra alguns dos segredos que o parque guarda durante um dia de lazer.    

 

Duração: 1 dia

Área geográfica: Ourém, Torres Novas, Alcanena


Manhã

Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios 

Siga os rastros que os saurópodes deixaram no lado ocidental da Serra de Aire há cerca de 175 milhões de anos. No Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, situado nos concelhos de Ourém e Torres Novas, existem cerca de 20 trilhos (um com cerca de 147 metros de comprimento) numa jazida que data do Jurássico Médio. As pegadas são profundas e com as impressões dos dedos ainda visíveis. Visite também o jardim jurássico e o centro de interpretação.   

Morada: Estrada de Fátima – Bairro, 2490-216 Ourém

Coordenadas GPS: 39º34’21.18”N 8º35’17.10”W

 

Tarde

Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio

O Centro de Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio situa-se em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, junto à nascente do rio Alviela. Viaje virtualmente pela história do Maciço Calcário Estremenho ao longo de 175 milhões de anos. Desvende os percursos subterrâneos de água a 3D, assim como as particularidades da fauna, da flora e geológicas, através de exposições interativas.

Morada: Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela, Louriceira, 2380-450 Alcanena

Coordenadas GPS: 39º 26´ 43" N / 8º 42' 37" W

 

Olhos de Água - Nascentes do Rio Alviela

Deslumbre-se ao ver a água brotar entre as rochas nas nascentes do rio Alviela, situadas nos limites das Serras de Aire e Candeeiros. Os fenómenos naturais e as características geomorfológicas do local tornam-no num aprazível local de veraneio.

Após um percurso subterrâneo de várias dezenas de quilómetros, o rio Alviela nasce no sítio dos Olhos de Água. É a mais importante nascente cársica do país, chegando a atingir débitos na ordem dos 30 metros cúbicos por segundo.

Morada: Complexo das Nascentes do Alviela, Louriceira, 2380-450 Alcanena

Coordenadas GPS: 39° 26' 41,690" N / 8° 42' 38,467" W


 

  • Alcanena - Centro de Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
  • Alcanena - Nascente dos Olhos de Água do Alviela
  • Ourém - Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios

Simple Image Gallery Extended