À Descoberta dos Espaços de Fé

 
Desvende locais e histórias de devoção religiosa durante três dias na região do Médio Tejo. Ao património religioso está também associado uma forte componente artística.   

 

Duração: 3 dias

Área geográfica: Ourém (Fátima), Tomar, Constância, Sardoal


Dia 1

Manhã

Santuário de Fátima


Palco das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em 1917, a Cova da Iria, conhecida por muitos como altar do mundo, converteu-se num importante local de culto religioso que acolhe anualmente cinco a seis milhões de peregrinos e turistas do mundo inteiro. Visite, no Santuário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a Capelinha das Aparições.

Morada: Santuário de Nossa Senhora de Fátima, 2495 Fátima

Coordenadas GPS: 39º 37´ 59,94" N 8º 40´ 22,17" W

 

Igreja da Santíssima Trindade


Inaugurada em 2007, a Igreja da Santíssima Trindade foi projetada pelo arquiteto greco-ortodoxo Alexandros Tombazis para acolher 8500 pessoas sentadas. A planta tem uma forma circular com 125 metros de diâmetro. Deslumbre-se com as obras de arte, como o painel de ouro do esloveno Pe. Ivan Rupnik, que se encontra atrás do altar.  

Morada: Av. de Dom José Alves Correia da Silva, 2496-908 Fátima

Coordenadas GPS: 39º 37´ 47,97" N 8º 40´ 29,21" W

 

Tarde

Aldeia de Aljustrel

Descubra a aldeia de Aljustrel, onde viveram os três videntes das aparições de Fátima. As habitações, construídas no século XIX, são casas de piso térreo, com paredes de alvenaria caiadas de branco.    

A norte da povoação encontram-se os Valinhos, que enquadram o Calvário Húngaro (templo inaugurado em 1956). Um pouco antes da casa de Lúcia, um desvio conduz-nos à rotunda sul, onde tem início a Via-sacra, assinalando os Passos da Paixão de Cristo.

Coordenadas GPS: 39º 36' 57,504'' N / 8º 39' 53,3166'' W


Dia 2

Manhã 

Igreja de Santa Maria do Olival

Construída no sítio da antiga igreja templária erguida por D. Gualdim Pais, a Igreja de Santa Maria do Olival é um templo gótico de meados do século XIII. Encontre no interior a lápide de Gualdim Pais, o túmulo de D. Diogo Pinheiro e as imagens de Nossa Senhora do Leite e de Santas Mães.

Morada: Rua Aquiles da Mota Lima, 2300-255 Tomar

Coordenadas GPS: 39°36'05.4"N / 8°24'26.2"W

 

Igreja Matriz de São João Baptista

A Igreja de São João Baptista é um templo de estilo gótico tardio, o qual foi concluído no início do século XVI. Encontre a simbólica de D. Manuel (brasão real, esfera armilar e cruz de Cristo) na torre, no púlpito e nos portais poente e norte. A estrutura espacial das naves é idêntica à da Igreja de Santa Maria do Olival, enriquecida pelo púlpito da pedra lavrada e pela pintura quinhentista, expoente máximo da arte pictórica portuguesa do século XVI. 

Morada: Praça da República, 2300-550 Tomar

Coordenadas GPS: 39°36'13.1"N / 8°24'52.4"W

 

Tarde

Sinagoga 

A Sinagoga de Tomar é o único templo hebraico da Proto-Renascença em Portugal. A planta quadrangular e a cobertura abobadada assente em colunas e mísulas incrustadas nas paredes têm influências orientais.

Descubra nas paredes da Sinagoga, construída no século XV, as doze mísulas, que simbolizam as doze tribos de Israel, e as quatro colunas, que representam as quatro matriarcas (Sara, Rebeca, Léa e Raquel).  

Morada: Rua Dr. Joaquim Jacinto n. º 73, 
2300-577 Tomar

Coordenadas GPS: 39°36'11.9"N / 8°24'48.9"W

 

Convento de Cristo

Considerado Património Mundial pela UNESCO, em 1983, juntamente com o Castelo dos Templários, o Convento de Cristo é a soma de vários estilos arquitetónicos, uma vez que a sua construção estendeu-se ao longo de sete séculos. 

Deslumbre-se com a Charola que materializa os estilos Românico e Bizantino. Percorra os sete claustros e descubra os estilos do Renascimento, o Gótico, o Maneirismo e o Barroco. Já a Janela do Capítulo, decorada com elementos representativos das Descobertas, é um expoente máximo da arte Manuelina. 

Morada: Igreja do Castelo Templário, 2300-000 Tomar

Coordenadas GPS: N - 39º 36' 14.8536" / W - 8º 25' 9.231"


Dia 3

Manhã

Museu dos Rios e das Artes Marítimas

Conheça a história e a importância da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, através de documentos escritos e fotográficos, no Museu dos Rios e das Artes Marítimas. Durante a festa, dezenas de embarcações coloridamente engalanadas navegam até ao ponto de encontro do Zêzere com o Tejo em devoção da Nossa Senhora da Boa Viagem, para a tradicional bênção dos barcos.

Descubra ainda os objetos alusivos tanto à pesca, na exposição de redes e de barcos em miniatura, como ao transporte fluvial, com destaque para as miniaturas do varino, do barco de água de cima e do desalijo. 

Morada: Estrada Nacional 3, 2505-028 Constância

Coordenadas GPS: 39° 28' 35,183" N / 8° 20' 19,416" W

 

Tarde

Igreja Matriz de Sardoal

Encontre no interior da Igreja Matriz as tábuas do Mestre Sardoal. Datadas dos finais do século XV e início do século XVI, são das mais relevantes heranças artísticas do concelho.   

O edifício foi sendo alvo ao longo do tempo de um conjunto de intervenções harmoniosamente executadas, as quais lhe atribuíram um conjunto de características típicas de vários estilos, desde o gótico ao contemporâneo. 

Morada: Largo da Igreja, 2230-207 Sardoal

Coordenadas GPS: N39º 32’ 00,53’’; W08º 09’ 36,18’’


 

  • Ourém - Aldeia de Aljustrel
  • Tomar - Igreja Matriz de São João Baptista
  • Sardoal - Igreja Matriz
  • Tomar - Igreja de Santa Maria do Olival
  • Ourém - Igreja da Santíssima Trindade
  • Constância - Museu dos Rios e das Artes Marítimas
  • Ourém - Santuário de Fátima
  • Tomar - Sinagoga
  • Tomar - Convento de Cristo

Simple Image Gallery Extended