6 Castelos, 5 Rios

 
Percorra o interior das muralhas dos castelos que vigiam o Médio Tejo e deslumbre-se com as paisagens proporcionadas pelos cinco rios (Alviela, Almonda, Nabão, Zêzere e Tejo) que engalanam o território. 

 

Duração: 5 dias

Área geográfica: Alcanena, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Tomar, Ourém, Sertã, Ferreira do Zêzere


Dia 1

Manhã

Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

O Centro de Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio situa-se em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, junto à nascente do rio Alviela. Viaje virtualmente pela história do Maciço Calcário Estremenho ao longo de 175 milhões de anos. Desvende os percursos subterrâneos de água a 3D, assim como as particularidades da fauna, da flora e geológicas, através de exposições interativas.      

Coordenadas GPS: 39º 26´ 43" N / 8º 42' 37" W

Morada: Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela, Louriceira, 2380-450 Alcanena

 

Olhos de Água – Nascente do rio Alviela

Fascine-se com a paisagem proporcionada pelas nascentes do rio Alviela. Os fenómenos naturais e as características geomorfológicas do local tornam-no num aprazível local de veraneio.

Após um percurso subterrâneo de várias dezenas de quilómetros, o rio Alviela nasce no sítio dos Olhos de Água. É a mais importante nascente cársica do país, chegando a atingir débitos na ordem dos 30 metros cúbicos por segundo.

Morada: Complexo das Nascentes do Alviela, Louriceira, 2380-450 Alcanena

Coordenadas GPS: 39° 26' 41,690" N / 8° 42' 38,467" W

 

Tarde

Grutas do Almonda

A gruta da nascente do rio Almonda estende-se ao longo de mais de 10 km e é a mais extensa rede cársica atualmente conhecida em Portugal. É um verdadeiro santuário da espeleologia nacional. Compõe-se por várias ribeiras subterrâneas que dão origem à nascente do rio Almonda.   

Descubra as várias jazidas arqueológicas, que vão desde o Paleolítico Inferior até à época Romana. 

Morada: Cabeço das Pias, Vale da Serra, 2350 Pedrógão, Torres Novas

Coordenadas GPS: 39º30’55.65”N 8º36’54.88”W 


Dia 2

Manhã

Museu Agrícola de Riachos

Descubra no Museu Agrícola de Riachos o espólio que caracteriza a vida tradicional da população riachense e os vários aspetos da ruralidade da zona geográfico-cultural de transição do bairro para a borda-d’água ribatejana. O lagar e a eira, a casa tradicional, a maquinaria agrícola, o traje e as artes e ofícios tradicionais são as temáticas que se destacam.   

Morada: Rua Dr. José Marques, 14, Riachos

Coordenadas GPS: 39°26'34.7"N 8°30'45.4"W

 

Castelo de Torres Novas

Desfrute do aprazível jardim que o castelo de Torres Novas guarda no interior das imponentes muralhas com onze torres.  

Esta fortaleza árabe do século XII foi definitivamente conquistada, em 1190, por D. Sancho I. Sofreu várias reconstruções, das quais sobressaem não só as de D. Sancho I, mas também a de D. Fernando e a que foi feita por ocasião das comemorações dos centenários da Independência e da Restauração (1940).

Morada: Castelo de Torres Novas, 2350 Torres Novas

Coordenadas GPS: 39°28'45.8"N 8°32'25.4"W

 

Tarde

Castelo de Almourol

No rio Tejo, uma ilha escarpada acolhe o Castelo de Almourol. A sua origem está envolta em mistério, mas sabe-se que foi ocupado antes de 1129, data em que foi conquistado pelos portugueses. Até então denominava-se Almoralan e pensa-se que ali tenha existido um primitivo reduto lusitano ou pré-romano. 

Após ter sido entregue aos Templários, foi reedificado por Gualdim Pais, mestre da Ordem, em 1171. Ganhou então as atuais principais características arquitetónicas e artísticas. À época da Reconquista integrou a linha defensiva do Tejo. 

Morada: Ilha de Almourol, Praia do Ribatejo, 2260-101 Vila Nova da Barquinha

Coordenadas GPS: 39°27'43.1"N 8°23'02.3"W


Dia 3

Manhã

Fortaleza de Abrantes

Situada num dos pontos mais altos da cidade, a Fortaleza de Abrantes foi mandada edificar por D. Afonso Henriques, no século XII, para defesa da linha do Tejo. Em 1173, foi concedida à Ordem de Santiago de Espada. 

A partir da Torre de Menagem, mandada construir por D. Afonso III no séc. XIII, aviste as maravilhosas paisagens proporcionadas pela lezíria ribatejana, pela charneca alentejana e pelas serranias da Beira.  

Visite também o Palácio dos Governadores ou dos Alcaides, constituído por uma magnífica frente em arcada assente numa galeria de salas abobadadas.  

Morada: Rua Dom Francisco de Almeida, 2200-242 Abrantes

Coordenadas GPS: 39° 46' 44,43" N / 8° 19' 52,86" W

 

Centro histórico de Abrantes

Caminhe pelas ruas e praças do centro histórico de Abrantes e descubra as esculturas de Óscar Guimarães e de Laranjeira Santos. Prove nas pastelarias a doçaria abrantina, especialmente a “Palha de Abrantes” e as famosas tigeladas. 

 

Tarde

Castelo dos Templários / Convento de Cristo 

O Castelo dos Templários guarda a partir do topo da colina o território do concelho de Tomar. Foi fundado, em 1160, por D. Gualdim Pais. Até 1314 foi sede portuguesa dos Templários e, a partir de 1357, da Ordem de Cristo. 

No interior, por ter sido construído ao longo de sete séculos, o Convento de Cristo é um compêndio de vários estilos arquitetónicos. Admire a Charola Templária, inspirada no Santo Sepulcro de Jerusalém, que materializa os estilos Românico e Bizantino. Percorra os sete claustros e descubra os estilos do Renascimento, o Gótico, o Maneirismo e o Barroco. A Janela do Capítulo, decorada com elementos representativos das Descobertas, é um símbolo da arte Manuelina.    

Morada: Colina do Castelo, 2300 Tomar

Coordenadas GPS: N - 39º 36' 14.8536" / W - 8º 25' 9.231"

 

Parque do Mouchão

O Parque do Mouchão é o local ideal tanto para dar um passeio como para descansar, nos dias de mais calor. Este oásis verde é rodeado pelo rio Nabão, criando várias áreas interligadas por uma ponte e uma pequena represa. O parque oferece belas vistas sobre alguns dos mais importantes pontos de referência da cidade.

Nas margens do rio existe uma roda de água feita em madeira, ainda em pleno funcionamento, a qual no passado fornecia água aos moinhos e lagares.

Morada: Parque do Mouchão, 2300 Tomar

Coordenadas GPS: 39°36'22.5"N / 8°24'47.8"W


Dia 4

Manhã

Vila Medieval de Ourém

No alto do morro, a Vila Medieval de Ourém alberga o passado do concelho. Atravesse a muralha e caminhe pelas estreitas ruas em calçada e descubra um património arquitetónico que agrega os estilos gótico, mudéjar, manuelino, barroco e pombalino. 

Embora haja vestígios de ocupação humana desde a pré-história, este burgo amuralhado desenvolveu-se sobretudo no período medieval. Após a reconquista aos mouros, foi doado por D. Afonso Henriques à sua filha, D. Teresa, que lhe atribuiu o primeiro foral e o escudo de armas em 1180.

Morada: Nossa Senhora das Misericórdias, 2490 481 Ourém

Coordenadas GPS: 39º 38’ 27,50’’ N 8º 35’ 29,60’’ W

 

Castelo de Ourém

A data de fundação do Castelo de Ourém não é conhecida, mas esta era uma estrutura de extrema importância para a povoação do burgo na Idade Média. Passeie junto às grossas muralhas, com torres nos ângulos, as quais envolvem o burgo conquistado em definitivo aos mouros em 1136. 

Morada: Calçada Rainha D. Teresa, 2495-201 Ourém

Coordenadas GPS: 39° 38' 29,476" N / 8° 35' 32,016" W

 

Tarde

Praia Fluvial do Agroal

Aproveite uma tarde de descanso na Praia Fluvial do Agroal, a qual integra a maior nascente do rio Nabão. A paisagem natural envolvente vai maravilhá-lo. 

A zona dispõe de um pequeno parque de merendas, solário e anfiteatro ao ar livre. Durante a época balnear, a praia é vigiada e frequentada em média por cerca de 100 mil pessoas.  

Morada: Rua das Termas, 2435-201 Agroal, Ourém

Coordenadas GPS: N39º 40’ 45,4” / W 8º 26’ 10,8”


Dia 5

Manhã

Castelo da Sertã

O castelo de cinco quinas da Sertã está envolto em histórias tradicionais. Diz-se que foi edificado pelo capitão romano Sertório, no ano de 74 a.C., e que fazia parte de uma rede de fortificações em volta da Serra da Estrela. Contudo, recentes escavações arqueológicas concluíram que a ocupação inicial não deve ser anterior ao século X ou XI.

É também o palco da lenda de Celinda, corajosa mulher que expulsou os romanos, atirando sobre eles uma frigideira (sertage) com azeite a ferver.

Morada: Castelo da Sertã, 6100 Sertã 

Coordenadas GPS: N 39º  48'17.73"  W 8º  05'55.71"

 

Tarde

Praia Fluvial de Castanheira ou Lago Azul

A Praia Fluvial de Castanheira, ou Lago Azul, está à sua espera para uma tarde de descanso ou aventura. Situada na Albufeira de Castelo do Bode, no rio Zêzere, dispõe de ótimas condições, como piscina flutuante, bar, restaurante, posto de socorros, nadador salvador durante a época balnear, acesso a deficientes e estacionamento. Este é também o local ideal para a prática de vários desportos náuticos, como o windsurf, vela, jet ski, wakeboard, passeios de caiaque ou de gaivota, canoagem e ainda pesca desportiva.

Morada: Castanheira, Lago Azul, 2240-332 Ferreira do Zêzere

Coordenadas GPS: 39° 40' 31,855" N / 8° 13' 50,497" W


 

  • Alcanena - Centro de Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
  • Castelo de Abrantes
  • Vila Nova da Barquinha - Castelo de Almourol
  • Castelo de Ourém
  • Castelo da Sertã
  • Castelo de Torres Novas
  • Abrantes - Centro Histórico
  • Tomar - Convento de Cristo
  • Torres Novas - Grutas do Almonda
  • Torres Novas - Museu Agrícola de Riachos
  • Alcanena - Nascente dos Olhos de Água do Alviela
  • Ourém - Praia Fluvial do Agroal
  • Tomar - Parque do Mouchão
  • Ferreira do Zêzere - Lago Azul
  • Ourém - Vila Medieval

Simple Image Gallery Extended