Grande Rota 12/E7 — Caminho do Tejo

O percurso pedestre da Grande Rota 12/E7 — Caminho do Tejo estende-se pelos concelhos de Constância e Abrantes, podendo ser percorrido nos dois sentidos. Os terrenos férteis da margem do rio, com extensos campos agrícolas, e uma fauna composta por lagartos-de-água, sapos-comuns, cobras-de-água-viperinas, lontras, cágados, corvos, garças e cegonhas adornam a caminhada. 

 
Entre o Parque Ribeirinho de Constância e a margem sul do Aquapolis em Abrantes, o percurso estende-se por vários campos agrícolas, sobretudo de girassóis e milheirais. Mas também pode vislumbrar os característicos canaviais, bem como manchas de salgueiros e choupos. 

Em Abrantes pode visitar o centro histórico, as igrejas, museus e monumentos, e deslumbrar-se com as maravilhosas vistas para o rio e a cidade. 

A segunda etapa deste percurso inicia-se no Aquapolis e estende-se até à estação de canoagem de Alvega. As margens do rio Tejo são aqui habitadas por choupos, lódãos, salgueiros e alguns sobreiros. Pode ainda descobrir a Ermida da Senhora da Guia e o Canal de Alfanzira. 

 
Este é um percurso linear que na totalidade se estende por 45 km. Pode ser percorrido ao longo de todo o ano, embora o período ideal seja entre março e novembro.

Mais informação: http://www.cm-constancia.pt/images/pdf/Rotas_e_Percursos/cartazes_caminhos.pdf