Depois de um percurso subterrâneo de várias dezenas de quilómetros, o rio Alviela brota por entre as rochas e nasce no sítio dos Olhos de Água, no concelho de Alcanena. Esta é a mais importante nascente cársica do país, chegando a atingir débitos na ordem dos 30 metros cúbicos por segundo. O rio Alviela desagua no Tejo após percorrer cerca de 51 km. 

A Praia Fluvial dos Olhos de Água espera por si nos dias de mais calor para desfrutar das águas tranquilas e do espaço de lazer envolvente, decorado por vegetação tipicamente mediterrânica. No Centro de Ciência Viva do Alviela, desvende os percursos subterrâneos de água a 3D, assim como as particularidades da fauna, da flora e geológicas, através de exposições interativas.      

Aventure-se no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, o qual é rico em formações cársicas, como grutas e algares. A paisagem caracteriza-se pela ausência de cursos de água superficiais, pela abundância de correntes subterrâneas e pela existência de algumas lagoas de água doce.

 

Saiba mais:

Praia Fluvial dos Olhos de Água

Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros