Rede Rodoviária

 
Pode chegar à região do Médio Tejo através das estradas mais importantes da rede viária nacional, as quais têm várias ligações ao resto do país. Existem vinte e três nós de acesso nas autoestradas A1, A13 e A23. A ligação à região é feita também por itinerários complementares (IC3, IC8 e IC9), estradas nacionais (destaque para as N1, N2 e N3) e diversas vias regionais e municipais.

 

Autoestrada do Norte (A1)

A autoestrada do Norte (A1), principal eixo rodoviário nacional, liga as duas cidades mais importantes do país, Lisboa (capital) e Porto. O trajeto abrange três municípios situados no sudoeste do Médio Tejo (Alcanena, Torres Novas e Ourém), garantindo o acesso a toda a região através de dois nós de ligação. Uma das áreas de repouso desta via está localizada em Fátima, no concelho de Ourém.

Autoestrada do Pinhal Interior (A13)

O trajeto previsto para a autoestrada do Pinhal Interior (A13) percorre o território nacional entre as localidades de Marateca e de Coimbra. Todavia, alguns dos troços encontram-se ainda em execução. O troço já construído entre Entroncamento e Coimbra abrange a região do Médio Tejo, nomeadamente os concelhos de Entroncamento, Vila Nova da Barquinha e Tomar, onde existem oito nós de ligação.

Autoestrada da Beira Interior (A23)

A autoestrada da Beira Interior (A23) atravessa uma parte significativa do território localizado a sul do Médio Tejo, abrangendo sete dos seus concelhos (Alcanena, Torres Novas, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes e Mação). Esta autoestrada parte da A1, no nó de Torres Novas, servindo a região com treze nós de ligação e a área de serviço de Abrantes (ao km 44).