Festivais e Feiras

À Mesa com Azeite

À Mesa com Azeite

Os restaurantes de Vila Nova da Barquinha apresentam no mês de dezembro uma mostra gastronómica com base em pratos confecionados com azeite. Este é um produto com larga tradição no concelho.

Congresso da Sopa

Congresso da Sopa

Durante o primeiro ou segundo fim de semana de maio, prove inúmeras sopas confecionadas pelos restaurantes aderentes da região, assim como vinhos dos produtores regionais. À entrada do Congresso da Sopa os participantes recebem um kit composto por tigela, copo e colher. 

 

Local: Parque do Mouchão, Tomar

Feira de Enchidos, Queijo e Mel

Mel de Vila de Rei

Conheça na Feira de Enchidos, Queijo e Mel as atividades económicas e os produtos artesanais do concelho. Os enchidos vilarregenses, os queijos e mel tanto locais como nacionais, bordados, artes manuais e cestaria fazem as delícias dos visitantes ao longo de nove dias. 

A animação musical é garantida por alguns dos principais artistas portugueses. Realiza-se entre o último sábado de julho e o primeiro domingo de agosto.

 

Local: Parque das Feiras, Vila de Rei

Feira Mostra das Mouriscas

Feira Mostra de Mação

Conheça as atividades que dinamizam a economia de Mação no primeiro fim de semana do mês de julho. Cerca de 100 stands na Feira Mostra apresentam as mais emergentes atividades económicas, o artesanato mais tradicional e restaurantes com ementas típicas.  

A animação continua durante a noite com artistas de reconhecido valor a nível nacional e grupos de cantares folclóricos da região.

Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes

Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes

A Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes tem lugar entre o final de outubro e início de novembro. É organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Abrantes e a Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo.

Engloba uma mostra de doces tradicionais e conventuais representativos de todo o território continental e das ilhas, bem como atividades para o público escolar e comunidade em geral, nomeadamente concursos temáticos.

Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão

Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão

De dois em dois anos pode descobrir no Sardoal os melhores enchidos, queijos, pão, vinhos e doces produzidos no país. A Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão decorre durante um fim de semana em fevereiro ou março. É dado especial destaque aos produtores locais.

Feira Nacional dos Frutos Secos

Feira Nacional dos Frutos Secos

Realizada desde 1985 de forma ininterrupta, a Feira Nacional dos Frutos Secos afirma Torres Novas como “Capital dos Frutos Secos” e pretende dinamizar um setor com fortes raízes na tradição e na cultura torrejanas. 

Para além de promover e dignificar o setor, a feira pretende preservar os saberes e sabores associados aos frutos secos, com principal enfoque na tradição, cultura e património torrejanos. 

Decorre durante o mês de outubro.

Festival da Açorda

Festival da Lampreia

Arroz de Lampreia

Todos os anos, entre fevereiro e abril, a lampreia é rainha nos restaurantes do concelho de Mação. Os apreciadores do arroz de lampreia não podem faltar a este evento que decorre durante a época de pesca desta iguaria. Como é tradicional no concelho, o arroz é feito com o sangue da lampreia mas servido separado desta.

Festival de Arroz e Pataniscas

Congresso da Sopa

Festival de Doçaria e Artesanato